Placa de Petri: para que serve?

Muitas pessoas que trabalham no ramo de laboratórios buscam entender para que serve a placa de petri, pois esse é um equipamento muito comum para pesquisas de diferentes ramos da ciência. Além do mais, seu design é simples e possui um recipiente cilíndrico com tampa, garantindo maior cultivo e observação de microrganismos e outros materiais.
Além do mais, o cultivo de microrganismos é muito comum em hospitais, ramo de alimentos, laboratórios de pesquisa e outros itens, oferecendo um papel de alto desempenho para análises e descobertas científicas. Com a Vidros Lab, você tem resultados efetivos e que vão fazer a diferença para a sua rotina.
Esse teste de contaminação revolucionou o estudo de microrganismos ao garantir o cultivo e a observação das colônias bacterianas, fúngicas e também celular, seja para testes de antibióticos, diagnósticos clínicos e controle de qualidade, já que a placa se destaca no avanço da medicina e também da ciência.
O que é uma placa de petri e para que serve?
Esse item nada mais é do que um recipiente raso e cilíndrico, feito de vidro ou plástico é ideal para cultivar células, tecidos e microrganismos. Sua função principal é garantir um ambiente perfeito para o crescimento de vários tipos de agentes microbiológicos. Ela é preenchida com ágar nutritivo, que garante excelentes nutrientes para melhores resultados.
As análises microbiológicas são utilizadas em diferentes tipos de áreas, como por exemplo, na microbiologia para identificar e analisar os microrganismos patogênicos; pesquisa biomédica, que nada mais é do que estudo sobre células e também teste de antibiograma; na indústria alimentícia, ele auxilia no controle da qualidade e segurança dos alimentos.
Além do mais, você pode encontrar esse processo de crescimento bacteriano no ramo de biotecnologia, ensino e experimentos científicos e outros. Ou seja, ela é uma ferramenta fundamental para o ramo da medicina e da ciência, pois apresenta um funcionamento de alta performance que garante um ambiente controlado para o crescimento dos microrganismos em geral.
Como escolher a melhor placa para o seu dia a dia?
Os meios de culturaoferecem resultados precisos e garante modelos diversos, variando em tamanho, material, dimensão e aplicação. Por isso, para selecionar a melhor alternativa é importante levar em conta alguns fatores muito importantes. Veja mais detalhes sobre o seu uso:
- Material da placa: se a placa for de vidro, resiste a temperaturas elevadas, sendo ideal para esterilização em autoclave. Em caso de plástico, ele é descartável, diminuindo a chance de contaminação cruzada;
- Tamanho e diâmetro: as identificações de bactérias estão disponíveis em diversos tipos de diâmetros, onde a escolha depende da quantidade da amostra e também do teste realizado. Você pode encontrar placas menores, padrão e maiores;
- Presença de ventilação: com a ventilação, você garante um item com abertura na tampa para permitir a troca de gases, e sem ventilação, evitam a evaporação do meio de cultura, adequados para os estudos mais controlados;
- Uso específico da placa: para antibiogramas, é importante utilizar placas de 90 mm, sem a ventilação. Para culturas celulares, essas placas precisam ser tratadas para adesão celular e em análises ambientais, elas podem possuir meios seletivos que identificam microrganismos mais específicos.
Ou seja, optar por uma placa de petri faz com que você obtenha maior precisão e ótimo desempenho, diminuindo assim desperdícios e aumentando a confiabilidade de todos os resultados em laboratórios.
Principais características do uso dessas placas
Essas placas são instrumentos muito comuns em laboratórios de diversas áreas, e isso ocorre porque elas possuem diversos benefícios e apresentam características únicas que garantem que elas sejam únicas no mercado. Conheça algumas de suas particularidades e seus benefícios:
- Forma: o experimento laboratorial é circular e plana, com bordas que auxiliam a diminuir possíveis contaminações;
- Superfície lisa: ela possui uma superfície interna mais lisa, o que ajuda no crescimento das culturas microbianas e também observação das colonizações;
- Transparência: essas placas são transparentes e garante uma ótima visualização do crescimento dos microrganismos, sem que precise de abrir a tampa;
- Estéril: os estudos de fungos e leveduras são esterilizadas e precisam continuar assim até o seu uso para que assim evite maior contaminação;
- Capacidade de suporte: ela é feita para conter meios de cultura que garantem os nutrientes necessários para que os microrganismos possam crescer.
Ou seja, essas placas oferecem ótima usabilidade, sendo ideal para experimentos microbiológicos, seja para o cultivo de fungos, de bactérias ou mesmo para a realização dos ensaios de antibióticos.
Por que obter o serviço da empresa Vidros Lab?
A Vidros Lab oferece uma entrega rápida e segura, fazendo com que todos os produtos possam chegar nas melhores condições possíveis. Além do mais, conta com um atendimento diferenciado e um excelente preço, que faz com que ela seja exemplo de empresa que possa atuar com seriedade no ramo.
Dessa forma, se você está buscando para que serve a placa de petri, não deixe de entrar em contato hoje mesmo com a empresa Vidros Lab, que está sempre se destacando no setor nos dias de hoje, atendendo exatamente o que você precisa.
Regiões de São Paulo que a Vidros Lab atende com Placa de Petri: para que serve?
- Aclimação
- Bela Vista
- Bom Retiro
- Brás
- Cambuci
- Centro
- Consolação
- Higienópolis
- Glicério
- Liberdade
- Luz
- Pari
- República
- Santa Cecília
- Santa Efigênia
- Sé
- Vila Buarque
- Brasilândia
- Cachoeirinha
- Casa Verde
- Imirim
- Jaçanã
- Jardim São Paulo
- Lauzane Paulista
- Mandaqui
- Santana
- Tremembé
- Tucuruvi
- Vila Guilherme
- Vila Gustavo
- Vila Maria
- Vila Medeiros
- Água Branca
- Bairro do Limão
- Barra Funda
- Alto da Lapa
- Alto de Pinheiros
- Butantã
- Freguesia do Ó
- Jaguaré
- Jaraguá
- Jardim Bonfiglioli
- Lapa
- Pacaembú
- Perdizes
- Perús
- Pinheiros
- Pirituba
- Raposo Tavares
- Rio Pequeno
- São Domingos
- Sumaré
- Vila Leopoldina
- Vila Sonia
- Aeroporto
- Água Funda
- Brooklin
- Campo Belo
- Campo Grande
- Campo Limpo
- Capão Redondo
- Cidade Ademar
- Cidade Dutra
- Cidade Jardim
- Grajaú
- Ibirapuera
- Interlagos
- Ipiranga
- Itaim Bibi
- Jabaquara
- Jardim Ângela
- Jardim América
- Jardim Europa
- Jardim Paulista
- Jardim Paulistano
- Jardim São Luiz
- Jardins
- Jockey Club
- M'Boi Mirim
- Moema
- Morumbi
- Parelheiros
- Pedreira
- Sacomã
- Santo Amaro
- Saúde
- Socorro
- Vila Andrade
- Vila Mariana
- Água Rasa
- Anália Franco
- Aricanduva
- Artur Alvim
- Belém
- Cidade Patriarca
- Cidade Tiradentes
- Engenheiro Goulart
- Ermelino Matarazzo
- Guaianazes
- Itaim Paulista
- Itaquera
- Jardim Iguatemi
- José Bonifácio
- Mooca
- Parque do Carmo
- Parque São Lucas
- Parque São Rafael
- Penha
- Ponte Rasa
- São Mateus
- São Miguel Paulista
- Sapopemba
- Tatuapé
- Vila Carrão
- Vila Curuçá
- Vila Esperança
- Vila Formosa
- Vila Matilde
- Vila Prudente
- São Caetano do Sul
- São Bernardo do Campo
- Santo André
- Diadema
- Guarulhos
- Suzano
- Ribeirão Pires
- Mauá
- Embu
- Embu Guaçú
- Embu das Artes
- Itapecerica da Serra
- Osasco
- Barueri
- Jandira
- Cotia
- Itapevi
- Santana de Parnaíba
- Caierias
- Franco da Rocha
- Taboão da Serra
- Cajamar
- Arujá
- Alphaville
- Mairiporã
- Bertioga
- Cananéia
- Caraguatatuba
- Cubatão
- Guarujá
- Ilha Comprida
- Iguape
- Ilhabela
- Itanhaém
- Mongaguá
- Riviera de São Lourenço
- Santos
- São Vicente
- Praia Grande
- Ubatuba
- São Sebastião
- Peruíbe
Veja Também
O texto acima "Placa de Petri: para que serve?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.